CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM NA FAUESP

A Escola Técnica da Faculdade Fauesp Unificada do Estado de São Paulo – FAUESP, com sede e foro em Mauá /SP, é um estabelecimento isolado particular de Educação Técnica e ensino Superior, mantido pela empresa UNIÃO EDUCACIONAL MAUÁ-LTDA – pessoa jurídica de direito privado.
A Escola Técnica FAUESP rege-se pela legislação do Conselho Estadual de Ensino – CEE que rege o Ensino Técnico e pelo Sistema Superior de Ensino, e suas resoluções do Ministério da Educação – MEC.
A Escola Técnica FAUESP funcionará de acordo as regulamentações vigentes para os cursos técnicos com os seguintes objetivos:
I- A educação integral do cidadão consciente da necessidade de continuar aprendendo de modo a ser capaz de se adaptar, com flexibilidade, às novas condições de ocupação, aperfeiçoamento posterior, pela preservação e difusão dos valores culturais e das conquistas científicas em harmonia com as exigências espirituais do homem;
II- Formação dos profissionais na Educação Tecnológica, incluindo a formação ética do desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico comprometido com sua inserção no processo de desenvolvimento socioeconômico do país;
III- a realização de pesquisas e o estímulo às atividades criadoras;
Assim a Escola Técnica FAUESP visa contribuir para uma Educação de qualidade, visando a formação do cidadão para o mercado de trabalho com competência. Em consonância às Diretrizes, resoluções e com os princípios definidos pela Educação, o currículo do Curso Técnico em Enfermagem será estruturado em função das competências a serem adquiridas e serem elaborados a partir das necessidades oriundas do mundo moderno para a formação de qualidade na área e Eixo Ambiente e Saúde.
NOSSO OBJETIVO
Nosso objetivo é formar profissionais Técnicos de Enfermagem capazes de desenvolver assistência integral, pautados pelos princípios da ética, da qualidade, humanização, desenvolvendo assistência de enfermagem baseadas em competências e habilidades, atendendo ao contexto das ações de saúde e necessidades da clientela num mundo em mudanças e que possam atender a demanda a demanda da região.
A oferta do Curso de Enfermagem vai suprir a demanda da região, permitindo a atuação em serviços de diferentes níveis de atenção e que prestam assistência às pessoas de todas as faixas etárias, tais como hospitais, ambulatórios e clínicas, unidades básicas de saúde, laboratórios de análise clínicas, estabelecimentos sociais que integram profissionais de saúde em seus quadros funcionais, além de ambulatórios de empresas, asilos, creches, escolas, clubes recreativos e desportivos e em domicílios.
É Meta primordial da Instituição da Escola Técnica FAUESP a formação de nossos alunos com competência e habilidades para assumirem os processos assistenciais de enfermagem, nos vários níveis de atenção à saúde.
Nos preocupamos com as necessidades e as exigências do mercado de trabalho e em oferecer aos nossos alunos uma proposta diferenciada na sua formação profissional. Investimos na preparação e capacitação do futuro profissional oferecendo aos alunos: corpo docente altamente qualificado; os melhores campos de estágios; estrutura física de primeiro mundo em todos os ambientes equipados material didático, e ambiente apropriado.
Assim, privilegiamos a prática e a ativa participação dos alunos por meio de visitas técnicas, participação em eventos, aulas expositivas e treinamento, simulando condições reais de trabalho.
HABILITAÇÃO, QUALIFICAÇÕES E ESPECIALIZAÇÕES | |
Habilitação: | Técnico em Enfermagem EAD |
Carga Horária Total | 1800 horas |
Carga Horária | 1200 horas |
Estágio – Horas | 600 horas |
Período: | MANHÃ: 07h30 – 11h05 TARDE: 13h00 – 16h40 NOITE: 18h45 – 22h00 |
Duração: | Auxiliar em Enfermagem: 15 meses Técnico em Enfermagem: 24 meses |
A proposta curricular da Escola Técnica FAUESP visa privilegiar o processo de ensino-aprendizagem dos profissionais da área da saúde fundamentada no desenvolvimento de competências relevantes para as necessidades gerais do indivíduo. Propõe uma aprendizagem centrada no acadêmico, orientada pelas competências profissionais que se deseja desenvolver, de maneira interdisciplinar, em um currículo integrado, onde a adequação entre a teoria e a prática se baseia nas necessidades da comunidade.
A Escola Técnica FAUESP reúne no Plano de curso, no Regimento Escolar, e nas Legislações da Educação embasamento para atender a um Currículo Dinâmico e Inovador, visando proporcionar aos alunos, experiências e oportunidades que permitam uma formação mais completa, crítica e comprometida com o contexto social. O estímulo à inquietude é delineado preponderantemente com metodologias de aprendizagem ativas, buscando o aprimoramento e a inovação constantes.
A oferta do Curso Técnico em Enfermagem, visa atender a demanda para a formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho da região.
As práticas pedagógicas estarão embasadas no currículo proposto no Plano de Curso, que se baseia na formação de competências, adequadas às vivências para a Enfermagem, e segue as orientações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – Eixo Ambiente e Saúde.
A matriz curricular do Curso técnico de nível médio de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica FAUESP expressa a filosofia fundamentada no seu projeto pedagógico e no perfil profissional a ser formado.
O currículo foi organizado de modo a garantir o que determina a Lei Federal 9394/96, de 20-02-1996, Resolução CNE/CEB nº 1, de 5-12-2014; Resolução CNE/CEB nº 6, de 20-092012, Resolução SE nº 78, de 7-11-2008; Decreto Federal nº 5154, de 23-4-2004, assim como as competências profissionais que foram identificadas pelo Ceeteps, com a participação da comunidade escolar.
O desenvolvimento das competências e habilidades será uma das vertentes utilizadas, não só para trabalhar a parte técnico-cientifica, como também a visão de mundo do processo de trabalho, da cultura da comunidade, das condições emocionais e comportamentais, comunicações cognitivas e afetivas.
O Curso técnico de nível médio de Técnico em Enfermagem está fundamentando suas ações pedagógicas nos seguintes princípios:
▪ Aprendizagem baseada no binômio: autonomia e responsabilidade;
▪ Ética e solidariedade;
▪ Humanização e qualidade da assistência;
▪ Assistência pautada nos princípios do SUS e nos diversos níveis de atenção;
▪ Compromisso com o contexto ambiental e social.
A organização curricular do Curso técnico de nível médio de Técnico em Enfermagem da Escola Técnica FAUESP deverá garantir um ensino que articule teoria e prática, vivências e processo educacional voltado para a contextualização e necessidades dos usuários e está fundamentado nas Legislações vigentes, a saber:
▪ Leis Federais 9.394/1996, 11.741/2008 e 11.788/2008;
▪ Resoluções CNE/CEB Nº 01/2014 e 06/2012;
▪ Parecer CNE/CEB Nº 11/2012;
▪ Deliberação CEE n° 162/2018;
▪ Indicação CEE n° 169/2018;
▪ Deliberação CEE/SP n° 138/2016;
▪ Resolução CNE/CP Nº 01/2012;
▪ Diretrizes curriculares nacionais para o Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.
O Curso está estruturado em 04 (Quatro) módulos com saídas intermediárias, será concedido o Certificado de Auxiliar de Enfermagem ao aluno que finalizar o módulo I, II e III com 15 meses de curso e Técnico de enfermagem ao aluno que finalizar todos os módulos do curso I, II, II e IV com a carga horária total de 1800h, no término de 24 meses, conforme Regimento Escolar.
As turmas funcionarão no período matutino, vespertino e noturno com 20% da carga horária total através de metodologias diferenciadas e de forma virtual.
O processo ensino-aprendizagem traz a prática como verdadeira metodologia de trabalho no dia a dia da Educação Profissional, de modo a contextualizar o aprendizado, fruto da estreita correlação entre conteúdo e contexto, que gera a vivência e aponta para a excelência da formação profissional do aluno.
MERCADO DE TRABALHO EM ENFERMAGEM
Instituições hospitalares, ambulatoriais, clínicas, empresas, serviços sociais, serviços de urgência, unidades básicas de saúde, Programa Saúde da Família, home care (domicílio) e instituições de longa permanência para idosos.
Nesse sentido, a oferta do Curso Técnico em Enfermagem, visa atender a demanda para a formação de profissionais para atuarem no mercado de trabalho da região.

O Aluno que se matricular na nossa Escola Técnica FAUESP em enfermagem, receberá 2 certificações. Em 15 meses o Certificado de Auxiliar em Enfermagem e no final do curso em 24 meses o DIPLOMA de Técnico em Enfermagem e estará apto ao exercício da função e das suas competências profissionais como:
FUNÇÕES DO AUXILIAR EM ENFERMAGEM:
- Desempenhar ações de enfermagem nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação da saúde de indivíduos e/ou grupos sociais, excetuando-se os cuidados requeridos por pacientes graves e com risco de vida;
- Participar de programas de vigilância à saúde;
- Participar de programas de prevenção e controle da infecção hospitalar;
- Participar de atividades de pesquisa, educação e comunicação em saúde.
- Atendimento a pacientes;
- Organização de salas para exames;
- Controle de medicamentos, de materiais e de insumos;
- Efetua preparo a assistência aos pacientes clínicos, mediante prescrição médica e orientação do enfermeiro, bem como auxilia a equipe médica de enfermagem em casos de intercorrências e procedimentos.
- Solicitar e verificar medicamentos recebidos pela farmácia.
FUNÇÕES DO TÉCNICO EM ENFERMAGEM:
• Participar do planejamento, programação e orientação das atividades de assistência de Enfermagem;
• Desempenhar ações de Enfermagem inclusive a paciente em estado grave nos níveis de promoção, proteção, recuperação e de reabilitação da saúde de indivíduo e/ou grupos sociais, executando os cuidados requeridos por pacientes com risco de vida e de saúde;
• Prestar assistência de enfermagem Participar da prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar;
• Participar da prevenção e controle sistemático dos danos físicos decorrentes da assistência de Enfermagem;
• Participar da implementação de programa de vigilância à saúde;
• Atuar nos programas de higiene e segurança do trabalho;
• Desenvolver atividades de educação e comunicação em saúde;
• Participar de programas / projetos de pesquisa;
• Realizar curativos;
• Administrar medicamentos e vacinas, nebulizações, banho de leito, mensuração antropométrica e verificação de sinais vitais;
• Auxiliar a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação no processo saúde-doença;
• Preparar o paciente para os procedimentos a pacientes clínicos e cirúrgicos e gravemente enfermos;
• Aplicar as normas de biossegurança;
• Interpretar e aplicar as normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional;
• Colaborar com o enfermeiro e equipe na avaliação e elaboração do plano de assistência de enfermagem a ser prestado;
• Participar de campanhas de prevenção de doenças transmissíveis em programas de vigilância sanitária;
• Identificar necessidades individuais e coletivas de saúde da população e fatores condicionantes e determinantes de doença;
• Intervir no processo de saúde e doença, garantindo a qualidade da assistência nos diferentes níveis de atenção à saúde;
• Prestar cuidados de enfermagem nos diferentes grupos da comunidade de forma humanizada e com qualidade;
• Compatibilizar as características da equipe de enfermagem às diferentes demandas dos usuários, integrando as ações de enfermagem nas ações multiprofissionais;
• Gerenciar o processo de trabalho na atuação profissional;
• Executar ações de cuidados de enfermagem, avaliando a qualidade e resultados;
• Compreender e utilizar os códigos de ética, políticos e institucional normativos da profissão.
O mercado de trabalho para o auxiliar e técnico em enfermagem não se restringe apenas aos hospitais. O profissional pode atuar em postos de saúde, clínicas, redes ambulatoriais, unidades básicas de saúde, creches, consultórios médicos, unidades de diagnóstico e laboratórios de análises clínicas, instituições de ressocialização, abrigos, spas, casa de repouso, ambulatórios de empresas, atendimento em domicílio, dentre outros.

O currículo do curso de Enfermagem da Escola Técnica IEDEP Educacional está estruturado em quatro Módulos, com carga horária total de 1800 horas, sendo 1200 horas de aulas teórico/práticas e 600 horas de Estágio Profissional Supervisionado, assim distribuídas:
• No Módulo I: Bases Fundamentais para o Exercício da Enfermagem I, os componentes curriculares e carga horária tratam das bases legais, regulamentação, principais normas e código de ética acerca do exercício profissional do técnico em enfermagem. Tem carga horaria de 260h.
• No Módulo II: Saúde do Trabalhador e bases Fundamentais para o Exercício da Enfermagem II, os componentes curriculares e carga horária contemplam a organização do trabalho, incluindo a perspectiva da vivência nos locais de trabalho e das relações macrossociais. Reflete que a realidade da organização do trabalho da enfermagem pode ser mudada pela ação coletiva dos profissionais técnicos em enfermagem, em aliança com os demais setores organizados da sociedade e atendendo as necessidades dos usuários dos serviços. Tem carga horaria de 252h.
• O Módulo III: Educação Prevenção e Assistência Clínica e Cirúrgica em Enfermagem do Adulto e da Terceira Idade, está estruturado para atender as competências a serem contempladas na postura profissional do técnico em Enfermagem, condizente com os princípios que regem as atividades da Enfermagem e aqueles relacionados com o autocuidado nas ações e regulamentos da assistência à clínica médica e cirúrgica, além das técnicas para o atendimento ao paciente na Terceira idade. Tem carga horaria de 408h.
• Módulo IV: Enfermagem na Assistência da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, Situação de Emergência e Assistência a Pacientes Críticos, está estruturado para atender aos procedimentos do técnico em enfermagem na assistência da saúde da mulher, da criança e do adolescente, realizar procedimentos em situações de emergência, de forma a viabilizar o atendimento eficaz, considerando conhecimentos e técnicas pertinentes, visando manter a vida e prevenir complicações até o atendimento especializado. Tem carga horaria de 280h.
Enfermagem na Escola Técnica FAUESP Educacional garantirá um ensino que articule teoria e prática, vivências e processo educacional voltado para a contextualização e necessidades dos ALUNOS e está fundamentado nas Legislações vigentes, a saber:
• Leis Federais 9.394/1996, 11.741/2008 e 11.788/2008;
• Resoluções CNE/CEB Nº 01/2014 e 06/2012;
• Parecer CNE/CEB Nº 11/2012;
• Deliberação CEE n° 162/2018;
• Indicação CEE n° 169/2018;
• Deliberação CEE/SP n° 138/2016;
• Resolução CNE/CP Nº 01/2012;
• Diretrizes curriculares nacionais para o Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde.
• Está reconhecido pelo Centro Paula Souza, órgão competente que autoriza o funcionamento do curso, Reconhecido pela Diretoria de Ensino Sul 2, que reconhece e autoriza o funcionamento da Escola como Escola Técnica de Enfermagem e pelo COREN- SP que reconhece a formação de nossos docentes e profissionais da área.
MÓDULO 1 – 260h |
DISCIPLINAS: |
História da Enfermagem, Legislação e Ética |
Microbiologia e Parasitologia |
Psicologia Aplicada a Enfermagem |
Epidemiologia e Processos Patológicos |
Nutrição e Dietética |
Noções de Farmacologia |
Anatomia e Fisiologia |
Projeto integrador l |
MÓDULO 2 – 252h |
DISCIPLINAS: |
Políticas de Saúde |
Português Instrumental |
Saúde do Trabalhador |
Informática Aplicada |
Fundamentos de Enfermagem |
Projeto integrador ll |
Políticas de Saúde |
Português Instrumental |
90h – Estágio |
MÓDULO 3 – 408h |
DISCIPLINAS: |
Saúde Coletiva |
Saúde Mental |
Enfermagem na Terceira Idade |
Enfermagem em Clínica Médica |
Enfermagem em Clínica Cirúrgica |
Administração em Enfermagem |
Projeto integrador lll |
Saúde Coletiva |
Saúde Mental |
250h- Estágio |
MÓDULO 4 – 280h |
DISCIPLINAS: |
Enfermagem na Saúde da Mulher |
Enfermagem na Saúde da Criança e do Adolescente |
Enfermagem em Emergência |
Enfermagem com Pacientes Críticos |
280h – Estágio |
Projeto integrador ll |
Políticas de Saúde |
Português Instrumental |
90h – Estágio |
A Escola Técnica FAUESP instituição expedirá o Certificado de Auxiliar de enfermagem para os alunos que concluírem com aproveitamento satisfatório o itinerário de formação para o exercício da profissão previsto nos módulos I, II, III, e 100% (cem por cento) de frequência do estágio previsto nos módulos, assim como a conclusão do Ensino Fundamental.
Será expedido DIPLOMA de TÉCNICO DE ENFERMAGEM para o alunos que concluírem com aproveitamento satisfatório o itinerário de formação para o exercício da profissão previsto nos módulos I, II,III, IV assim como a conclusão do Ensino Médio, e concluir com êxito todos os componentes curriculares da habilitação, finalizar o estágio supervisionado obrigatório com 100% (cem por cento) de frequência e apresentar certificado de conclusão do ensino fundamental e Médio ou equivalente, para fazer jus ao diploma de Técnico de Enfermagem, Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde.
Será expedido o Histórico Escolar e Certificado de conclusão sempre ao final do curso, e constará, em seu verso, dentre outras, algumas das competências gerais e específicas do curso em questão.
Certificados e Diplomas serão expedidos pela Escola Técnica FAUESP de acordo a Lei Federal nº 12.605/12 que determina às instituições de ensino Públicas ou Privadas a empregarem a flexão de gênero na nomeação da profissão ou grau nos diplomas expedidos.
Os Certificados e Diplomas também serão registrados, para fins de validade nacional, na SED – Secretaria Escolar Digital do Estado de São Paulo e no SISTEC/MEC – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica, obedecendo a legislação vigente.
Os diplomas e certificados, de habilitação e de qualificação profissional técnica de nível médio, respectivamente, registraram no seu verso a estrutura básica da organização curricular, com carga horária correspondente, o eixo tecnológico a que se vincula o curso e as competências e habilidades definidas no perfil de conclusão do Curso.
O histórico escolar que acompanha o diploma e certificado deverá explicitar os componentes curriculares cursados, de acordo com o correspondente perfil profissional de conclusão, explicitando as respectivas cargas horárias, frequências e aproveitamento dos concluintes.
Os diplomas expedidos serão registrados pela Escola Técnica IEDEP Educacional, sempre que seus dados estejam inseridos no SISTEC, a quem caberá atribuir um código autenticador do referido registro, para fins de validade nacional.
Para o ingresso no curso Técnico em Enfermagem – Eixo Tecnológico – Ambiente e Saúde, a matrícAula do aluno é efetuada mediante preenchimento de formulário específico disponível no site e secretaria da Escola Técnica FAUESP e a assinatura do contrato de prestação de serviços.
O curso destina-se a alunos que tenham concluído o Ensino Médio ou estejam cursando a 2a Série do Ensino Médio ou equivalente (EJA). A instituição informará aos alunos que estão cursando o ensino médio, que a certificação do ensino médio é condição necessária para a obtenção do diploma do curso Técnico em Enfermagem.
Para a matrícula, são necessários a apresentação das cópias dos documentos abaixo:
• Carteira de identidade;
• CPF;
• 01 (uma) foto colorida 3×4 para a ficha de matrícula;
• Certificado de Conclusão do Ensino Médio devidamente autenticado pela Secretaria Estado de Educação do Estado de origem ou declaração que está cursando a 2a série do Ensino Médio ou equivalente (EJA);
• Histórico Escolar; quando for o caso de Transferência ou Aproveitamento de Estudos;
• Certificado do serviço militar, quando for o caso.
Na hipótese da falta de documento de escolaridade anterior, a diplomação do aluno fica condicionada à entrega pelo mesmo dos documentos que comprovem a escolaridade mínima exigida, de acordo com a legislação em vigor, sendo aplicados os critérios previstos.
O aluno também deverá preencher os requisitos constantes da ficha de matrícula e do contrato de prestação de serviços onde constam as informações quanto às configurações básicas do equipamento que o mesmo deve dispor para desenvolver os estudos e instalar os ferramentais, incluindo a garantia de acesso à internet.
O aluno ainda deverá ter ciência das normas contidas no Regimento do FAUESP e assinar a declaração de aceite das condições de estudo e da matrícula.
DIÁRIO OFICIAL
CURSO RECONHECIDO pelo Centro Paula Sousa, e Diretoria de Ensino de Mauá


CONHEÇA NOSSO ESPAÇO - ESCOLA TÉCNICA FAUESP
FACHADA

RECEPÇÃO

LABORATÓRIO DE ENFERMAGEM




AUDITÓRIO

LABORATÓRIO INFORMÁTICA

SALA DE AULA
